• Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio demole construção irregular em Jacarepaguá
Publicado em 07/10/2021 - 15:09  |  Atualizado
Construção estava localizada em área de Mata Atlântica - Divulgação/Prefeitura

Na manhã desta quinta-feira (30/09), a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro realizou uma operação conjunta com a Subprefeitura de Jacarepaguá, com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Polícia Militar Ambiental (CPAm) e Secretaria de Conservação, para demolir uma construção irregular em área protegida na Taquara, em Jacarepaguá. Ficais verificaram que houve supressão de vegetação nativa, corte de talude e sem qualquer tipo de licença na obra, que havia sido embargada.

A construção na Estrada do Pau da Fome nº 660, na zona de amortecimento do Parque Estadual da Pedra Branca. A ação da Prefeitura busca conter o desmatamento de áreas ambientalmente protegidas, pois havia várias ruas abertas para dentro da Unidade de Conservação, com demarcação de lotes para futuras construções, com fortes indícios de surgimento de mais um condomínio ilegal.

A demolição, que estava em estágio inicial, é desfecho de monitoramento com a utilização de aeronaves, imagens de satélites e drones pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura. As futuras residências teriam três andares.

– Nossas ações de defesa do Meio Ambiente prosseguem e faremos quantas forem necessárias. As operações são sempre coordenadas com outros órgãos da Prefeitura e contamos com o Ministério Público e com a Polícia Civil nas investigações – diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.

A obra não cumpriu a notificação da própria Prefeitura em julho desse ano. No início da semana foi determinada a paralisação imediata, porém o infrator descumpriu todas as determinações legais da Secretaria de Meio Ambiente.

– As pessoas acham que podem construir como quiserem e isso a gente não vai permitir de jeito nenhum. A ordem é demolir para que todos entendam que as regras são para serem cumpridas. O que não pode, vai cair – acrescenta a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo.