• Programa Favela com Dignidade vai revitalizar praças e ruas da Vila Sapê a partir de setembro
Publicado em 06/10/2021 - 08:33  |  Atualizado
Vistoria na Vila Sapê - Divulgação / Prefeitura do Rio

A revitalização das praças da Expansão e Eurípedes Barsanulfo, na Vila Sapê, e África do Sul, no IV Centenário, em Curicica, estão no cronograma de serviços do programa Favela Com Dignidade, que chega dia 11 de setembro à Vila Sapê. Esses locais foram escolhidos durante a segunda vistoria realizada na região, nesta sexta-feira (27/08), coordenada pela Secretaria de Ação Comunitária.

A Fundação Parques e Jardins está desenvolvendo um projeto inédito de paisagismo em favelas e comunidades e estuda sua aplicação na Vila Sapê não somente nas praças, mas também nas casas de moradores, com a instalação de telhados verde e jardinagem vertical. A secretaria de Conservação já começou a substituição de tampas e grelhas na localidade e, antes mesmo do dia 11, inicia obras de pavimentação pedidas pelos moradores.

– Política pública tem que se fazer valer em todas as comunidades. A gente tem que diminuir o número de pessoas vulneráveis e necessitadas de serviços da Prefeitura. E para isso, temos que trabalhar juntos, unidos – afirmou Marli Peçanha, secretária de Ação Comunitária.

Os principais serviços e atendimentos confirmados até agora são:

Assistência Social: Atendimento e atualização do CADÚnico, orientação para acesso à documentação Civil.

CET-Rio: Distribuição de material educativo voltado para ciclistas e motociclistas e de educação para o trânsito. Para pedestres o foco será no BRT.

Cidadania: Atendimento para denúncias de violação de Direitos Humanos, orientação da diversidade religiosa (isenção de IPTU); Procon Carioca, com negociação de dívidas recebimento de denúncias e orientações.

Comlurb: Limpeza, colocação de caçambas e poda de árvores.

Conservação: Limpeza e desobstrução das caixas de ralo e rede de águas pluviais; reposição de grelhas e tampões, serviços de tapa buracos, nivelamento de tampões e demais serviços drenagem e pavimentação.

Educação: Encaminhamento para matrícula, divulgação da Ilhas de Conexão e do aplicativo Rio Educa em Casa.

Fundação Planetário: Inscrição para visitação gratuita, Exposição “Mulheres e a Ciência” e oficina de pintura para crianças.

Habitação: Inscrição no Casa Verde e Amarela.

IPLAN Rio: Garantir a conectividade dos serviços e sistemas de informação.

Juventude: Cadastramento para cursos de capacitação profissional, orientação sobre o direito dos jovens e oficina de Fotografia.

Ordem Pública: Divulgação da Ronda Maria da Penha, da GM-Rio.

Secretaria de Promoção da Mulher: Orientação Jurídica, Exposição de serviços.

Rioluz: Troca de lâmpadas e instalação de iluminação de led.

Riotur: Distribuição de convites para a Cidade das Artes.

Saúde: Ações de prevenção e promoção de saúde, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis com distribuição de preservativos, orientação sobre saúde bucal e sobre controle e uso do tabaco.

Trabalho e Renda: Cadastramento para entrevista de emprego, cursos online de capacitação em parceria com Instituto Cresce e Proa, orientação para emissão de carteira de trabalho e seguro desemprego.

Transportes: Divulgação de Serviços, orientação para recursos de multa cartão de estacionamento, registro de reclamação e sugestão.

A Secretaria Municipal do Ambiente e Clima (SMAC) é o órgão central executivo responsável pela gestão, planejamento, promoção, coordenação, controle e execução da política de meio ambiente no município do Rio de Janeiro.

• ENDEREÇO DO ÓRGÃO:
    Centro Administrativo São Sebastião – CASS

Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ
    CEP: 20211-110

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

(e-mail exclusivo para a imprensa)

comunicacao.smac@gmail.com

• DÚVIDAS, SERVIÇOS, INFORMAÇÕES OU DENÚNCIAS:
    ligue 1746.

PORTAL: