Parque Natural Municipal Chico Mendes

Vista aérea do parque

Localização / história
Situado em área de restinga, na planície da Baixada de Jacarepaguá, o Parque oferece ao visitante um amplo espaço para educação ambiental, lazer e pesquisa. São quase cinco quilômetros de trilhas sinalizadas (incluindo trilha para portadores de deficiência visual com cordão condutor e placas em Braille). O Parque Chico Mendes foi criado em 1989, pelo decreto municipal 8.452. O Parque nasce com o objetivo de preservar a Lagoinha das Tachas e seu entorno, onde ocorrem espécies de fauna e flora consideradas raras. A manutenção das condições naturais do Parque, cuja área é de 43,6 hectares, permite a proteção de um dos principais moradores do local, o jacaré-do-papo-amarelo. Além do jacaré o Parque conta com mais de 120 espécies de aves, alguns mamíferos como a capivara e a preguiça e vários répteis.

Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris)

O Parque Chico Mendes oferece oportunidades únicas em educação ambiental com programas que vão desde a visita guiada por monitores até os eventos educativos que ocorrem mensalmente nas proximidades do Centro de Visitantes do Parque. No Centro de Visitantes é possível encontrarmos várias informações sobre fauna, flora e assuntos diversos sobre o meio ambiente. É neste espaço que estão disponíveis as normas de conduta em ambientes naturais, tornando a visita mais interessante e segura.

Corujinha-do-mato (Megascops choliba)

O Chico Mendes oferece oportunidades únicas em educação ambiental com programas que vão desde a visita guiada por monitores até os eventos educativos que ocorrem mensalmente nas proximidades do Centro de Visitantes do Parque. No Centro de Visitantes é possível encontrarmos várias informações sobre fauna, flora e assuntos diversos sobre o meio ambiente. É neste espaço que estão disponíveis as normas de conduta em ambientes naturais, tornando a visita mais interessante e segura.

Sede do Parque

As visitas guiadas (que acontecem de terça a sexta em dois horários: 10h e 14h), assim como os piqueniques acima de 15 pessoas, devem ser previamente agendados por email: parqueecochicomendes@gmail.com.

O Parque Chico Mendes oferece nos meses de junho e julho a Visita Noturna Monitorada. Possui banheiros, estacionamento, bebedouro e bicicletário, além de cadeiras especiais adaptadas para suas trilhas de areia.

Endereço e funcionamento:
Avenida Jarbas de Carvalho, n°. 679, Recreio dos Bandeirantes. CEP: 22795-445
De terça a domingo, das 6h às 17h.

Plano de Manejo PNM Chico Mendes