Parque Natural Municipal Darke de Mattos

Localização / história
O PNM Darke de Mattos ocupa uma área de sete hectares ocupando uma ponta da Ilha de |Paquetá, no final da Praia José Bonifácio se estendendo até o alto do Morro da Cruz, onde existe um mirante e a trilha circular Augusto Ruscki. Originalmente a Ilha de Paquetá era recoberta pela Mata Atlântica e o Parque foi criado preservando o Morro da Cruz e a cobertura vegetal da área, reduzida exploração mineral nos séculos passados. Toda esta vegetação oferece suporte a uma grande variedade de espécies de aves silvestres, marinhas e migratórias.

Atrativos
Os principais usuários são os visitantes da Ilha nos finais de semana. O espaço é liberado para piqueniques. A propriedade que deu origem ao Parque pertencia aos donos do Café Globo e Chocolates Bhering. Délia Darke de Mattos, foi a última pessoa da família ocupar a linda propriedade.

Os belíssimos túneis que são encontrados dentro do Parque remontam à época dos escravos na extração de caulim. Próximo ao Morro da Cruz existe o Palco da Lua, local de eventos e um pequeno anfiteatro com bancos de pedras.

Fauna e flora
Apesar de sua pequena área, ainda abriga diversas espécies da fauna e flora nativas da Mata Atlântica típicas do sistema insular da Baía de Guanabara. Este resquício de ecossistema, ainda presente no Parque, representa um dos poucos testemunhos de ambientes que foram quase todos destruídos pela ocupação humana, especialmente para a construção de terminais petrolíferos e de estaleiros. A flora nativa é formada por um estrato herbáceo com predomínio de antúrios, cactáceas e bromélias. Encontramos ainda Pitangas, Paineira-de-pedras e Figueiras. A fauna é composta majoritariamente por invertebrados mas a avifauna marinha e costeira são vistos com frequência. Os projetos de manejo nesta UC tiveram início em 2010 e têm como objetivo recuperar ambientalmente diversas áreas de encostas e na parte baixa do Parque.

Funcionamento
O horário de funcionamento é das 6h às 17h, de terça-feira a domingo. A entrada é gratuita.