Parque Natural Municipal Bosque da Barra

Localização / história
O PNM Bosque da Barra, inicialmente criado como Parque Arruda Câmara, foi estabelecido por meio do Decreto Municipal nº 4.105, de 03 de junho de 1983. A sua criação foi fundamentada na conservação, proteção e recuperação dos recursos naturais existentes, de maneira a preservar os ecossistemas de grande relevância ecológica e beleza cênica, e garantir espaços de lazer.

O PNM Bosque da Barra está localizado no bairro Barra da Tijuca, situado numa planície arenosa quaternária com a presença de lagoas e vegetação de restinga de alta riqueza e fragilidade. O Parque Natural Municipal Bosque da Barra foi criado com o objetivo de regular a ocupação do solo frente ao processo de urbanização, iniciado principalmente a partir da década de 1960.

Localização da Parque Natural Municipal Bosque da Barra

Fauna e flora
O PNM Bosque da Barra está inserido em toda sua extensão possui áreas de formação pioneira de influência marinha (restingas), apresentando certo nível de perturbação. No Parque estão presentes espécies de restinga arbóreo-arbustiva fechada e mata alagada, sendo a formação arbórea arbustiva a mais expressiva em toda a área da UC, com graus de desenvolvimento distintos e composição florística de maior riqueza. Com frequência observamos indivíduos de Bromeliaceae, Amaryllidaceae; entre outros e, no estrato arbustivo, com maior representatividade, as espécies pertencentes as famílias, Bignoniaceae, Melastomataceae, Malvaceae e moitas do tucum-do-brejo Bactris setosa. As matas alagadas circundam o lago existente no Parque, e correspondem a aproximadamente um terço da área total, apresentam-se , as espécies mais frequentes nestas áreas são samambaia-do-brejo (Acrostichium aureum) e taboa (Typha domingensis), além de algumas plantas aquáticas, como o aguapé( Eichornia crassipes). Considerando o grande grau de urbanização e especulação imobiliária, a vegetação inserida no PNM Bosque da Barra é fortemente pressionada por ações antrópicas, além disso, espécies invasoras apresentam um grande problema para a conservação( Jamelão Syzygium cumini , jibóia (Epipremnum pinnatum ), amendoeira (Terminalia catapa), dentre outras.

Na região do PNM Bosque da Barra a fauna é rica e diversificada, porém, com populações escassas. O destaque fica por conta das borboletas, em especial a borboleta-da-praia (Parides ascanius), quase extinta de seu hábitat natural – as restingas brejosas. Contacom registros de 113 espécies de aves, correspondente a 20 % de toda a avifauna do município, com a presença da espécie endêmica da Mata Atlântica, o tiê-sangue Ramphocelus bresilius, e de outras espécies. Na composição da mastofauna, podendo-se destacar algumas espécies da Ordem Carnivora, como a Lontra longicaudis e Galictis gutata , espécies de interesse conservacionista e apresentando status de conservação preocupante, pois necessitam áreas de vida em ambientes com grande exigência de qualidade ambiental.

Atrativos
Os principais atrativos são: o Núcleo de Educação Ambiental, que possui um centro de visitantes com exposições e atividades; áreas de recreação infantil; trilhas: há dois principais circuitos de trilhas, os quais podem ser divididos em Circuito Esportivo (delimita o contorno de toda a área da UC) e Circuito de Visitação (circuito localizado na área interna do Parque); Circuito Esportivo (CE) – destina-se, em sua maioria, ao público de atletas corredores, ciclistas e praticantes de caminhada. Existem bancos para descanso na porção média do trajeto o PNMBB possui banheiros públicos para os visitantes.

Conscientização ambiental e pesquisas
O PNM Bosque da Barra conta com um Núcleo de Educação Ambiental, no qual são realizadas diversas atividades voltadas ao ensino da educação ambiental. A UC recebe escolas públicas e privadas com palestras e visitas guiadas. O Parque dispõe de totens informativos e educativos com o intuito de desenvolver o uso público consciente. Diversas pesquisas científicas autorizadas vêm sendo realizadas no PNM Bosque da Barra na área de zoologia, botânica e educação.

Endereço e horário de funcionamento
Avenida das Américas, nº 6000, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 22.793-080.
Telefone/fax: (021) 3325-0302. E-mail: pnmbosquedabarra@ig.com.br.

Plano de Manejo PNM Bosque da Barra