RIO: CIDADE AMIGA DAS ÁRVORES

A Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Fundação Arbor Day, dos Estados Unidos, reconheceram o Rio como cidade amiga das árvores. A iniciativa é um reconhecimento às cidades comprometidas em garantir que suas florestas e árvores urbanas sejam adequadamente mantidas e gerenciadas de forma sustentável, valorizando, ainda, a dedicação da comunidade à sua floresta urbana.

O Rio é uma das oito Tree City of the World \ Cidades Amigas das Árvores do Mundo no Brasil. Além da Cidade Maravilhosa, outros 137 municípios, em 21 países, já foram reconhecidas. Com o título, a capital fluminense passou a ter acesso a suporte de programas de silvicultura urbana sustentável.

Os benefícios de uma arborização urbana de qualidade são muitos, como a redução dos custos com energia, gestão de águas pluviais e controle de erosão, o aumento dos valores das propriedades em nossa cidade, o estabelecimento de laços mais fortes da comunidade com seu bairro e com a cidade, a educação dos cidadãos que vivem em sua cidade sobre o valor das árvores e a importância do manejo sustentável das árvores, e o aumento da autoestima dos cidadãos.

Para ganhar esse reconhecimento o Rio de Janeiro teve que comprovar os 5 padrões estabelecidos pelo programa, ter um órgão municipal responsável pela gestão da arborização urbana, a Fundação Parques e Jardins, possuir um Plano Diretor de Arborização Urbana, possuir uma avaliação dos recursos arbóreos, alocar os recursos necessários para a implementação rotineira do plano de manejo de árvores e realizar uma celebração anual de árvores para conscientizar os moradores e reconhecer os cidadãos e funcionários que realizam o programa de árvores da cidade.

Em 2021, a Fundação Parques e Jardins (FPJ), vinculada à SMAC, anunciou o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU Rio), elaborado por equipe multidisciplinar e com a participação dos cidadãos por meio de oficinas e consulta pública.