Segurança alimentar e produção orgânica em 56 territórios da capital

Criado em 2006 com o objetivo de reduzir a insegurança alimentar de famílias que vivem em vulnerabilidade social e criar postos de trabalho, gerando renda e afastando jovens da criminalidade, o programa Hortas Cariocas está presente hoje em 56 pontos da cidade, sendo 29 comunidades e 27 escolas da rede municipal de ensino. O programa também tem o intuito de incentivar o combate ao desperdício de alimentos, coibir a ocupação irregular de áreas frágeis, criar espaços de convivência e capacitar cariocas para a gestão empreendedora.

Ao longo de 16 anos, o programa já produziu cerca de 1 mil toneladas de alimentos, beneficiando cerca de 60 mil famílias. Do total da produção, 50% é distribuído para moradores das comunidades contempladas e a outra metade é comercializada para reverter na compra de insumos, indicando, assim, sua autogestão. O programa já recebeu três reconhecimentos, incluindo dois internacionais: Prêmio Empreendedor Sustentável (2015), menção honrosa no Pacto de Milão na categoria Produção Alimentar (2019), além de ter sido incluído pela ONU na lista de ações essenciais para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Sete novas hortas foram inauguradas na atual gestão (2021/2022). Somente em 2022, considerando o período de janeiro a setembro, a produção de alimentos já passou de 59 toneladas em todas as hortas, contribuindo para a redução da insegurança alimentar na cidade. No segundo semestre de 2022, o número de mutirantes atuantes no programa chegou a 283. Eles recebem bolsas-auxílio que variam de R$ 500 a R$ 1.000.

Entre os alimentos mais produzidos, estão alface, couve, repolho e temperos (produzidos em maior quantidade nas estações frias); e batata doce, aipim, abóbora e abobrinha (produzidos em maior quantidade nas estações mais quentes).

Entre as hortas com maior volume de produção, estão Manguinhos, Jardim Anil, São Carlos, Caminho do Partido (Campo Grande) e Sulacap.

Programa sob nova direção

Desde outubro de 2022, o Programa Hortas Cariocas está sob nova direção. A reestruturação foi anunciada na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Alimentação. O objetivo é criar procedimentos de gestão mais robustos, atrair investimentos e firmar novas parcerias, ampliando as áreas contempladas e beneficiando cada vez mais pessoas.

A Horta do Parque Madureira

Madureira terá a maior horta urbana do mundo!
No segundo semestre de 2022, a horta contava com 55 canteiros produtivos e outros 95 em desenvolvimento. Até o final de 2024, será um total de 2.000 canteiros, numa área de 13 hectares (aproximadamente 15 campos de futebol oficiais). A extensão é de 3,7 km, com pequenas descontinuidades, como viadutos e redes ferroviária da Supervia. Confira na reportagem.

Centro de Agroecologia do Parque Madureira

Desde junho de 2018 o PHC (Programa Hortas Cariocas) passou a contar com uma unidade externa: o  Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica – CEMAPO, situado  na expansão do Parque de Madureira, zona norte do Rio. O Centro fica no coração da AP-3, região com os mais baixos indicadores sociais da cidade. Desta forma, destina-se a cumprir a importante missão de ser o braço do programa em uma área com amplo potencial de resposta positiva à proposta de segurança alimentar e capacitação contida no escopo do Programa.

O espaço do Centro Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica permite a realização de cursos e treinamentos, através de diversas parcerias com entes dentro e fora da Prefeitura. Ainda há um unidade do Programa com forte ligação ao CEMAPO, sediada na comunidade Palmeirinha, inaugurada em novembro de 2018 e que já vem apresentando excelentes resultados de produção e inovação técnica.